Quando acumulados em locais impróprios, os entulhos de construção civil servem como ambiente propício para proliferação de pragas urbanas, como roedores, baratas, cupins e outros animais que podem inclusive transmitir doenças. Descartado indiscriminadamente em rios, córregos e represas, eleva o seu leito (assoreamento), causando enchentes e riscos de desabamento de residências próximas ao rio.
É necessário contratar uma empresa especializada para retirar o entulho da obra e levar a um lugar especialmente destinado a esse tipo de objetos. Caso a empresa não faça isso e leve tudo para um aterro ilegal, por exemplo, a responsabilidade continua sendo do dono da obra. Se a obra estiver sendo feita em uma propriedade coletiva, como um condomínio residencial ou comercial, o síndico pode ser requisitado para responder pelo lixo. Portanto, é fundamental escolher uma empresa de credibilidade. No site da Prefeitura de Joinville pode ser acessada uma lista de empresas cadastradas junto ao Município.
No caso de móveis e eletrodomésticos, como geladeiras e fogões, a Prefeitura de Joinville orienta para que a retirada de produtos seja agendada por algum destes canais:
O custo do serviço está incluso na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU). A empresa responsável pela coleta leva até 4 dias úteis a partir da solicitação.
Já os eletroeletrônicos domésticos, como microondas, computadores, televisores e monitores, devem ser entregues nos estabelecimentos onde foram adquiridos. A prefeitura também apresenta em seu site uma lista de lojas com ecopontos para recebimento de resíduos eletroeletrônicos. Para mais informações, acesse:
https://www.joinville.sc.gov.br/servicos/destinar-residuos/