1. As embalagens precisam ser lavadas antes de jogar no lixo?
Sim. A higienização impede o mau odor e a contaminação do lixo ao longo do seu trajeto. Isso ajuda a diminuir os riscos de doença por parte dos trabalhadores que recolhem e manuseiam o material descartado. Quando sujos, plásticos, latas e vidros podem atrair pragas e se transformar em locais de reprodução de insetos, ratos, bactérias, fungos, etc.
2. Preciso amassar o lixo reciclável?
Quanto mais compacto for o volume do lixo, mais fácil e sustentável será seu transporte e estocagem.
3. Devo separar a tampa da garrafa?
Não. Quando mantidas juntas, elas não se perdem no caminho. No caso das garrafas plásticas, deixar com a tampa fechada evita que elas voltem ao tamanho original depois de amassadas. A prática ainda impede o acúmulo de água caso as embalagens sejam expostas à chuva e sirvam como criadouros de mosquitos que causam doença.
4. Separo ou não o lacre da latinha de alumínio?
Depende. Se você está pensando em destinar o lacre da latinha para a confecção de artesanatos ou para instituições que recebem e usam o material para outros fins que não o da reciclagem, pode separar, sim! Caso contrário, mantenha junto para que ele não se perca no caminho e acabe poluindo o meio ambiente.
5. Isopor é reciclável?
Totalmente! O isopor é um plástico inflado e 100% reciclável. Ao descartá-lo na lixeira destinada aos plásticos, garanta que esteja limpo e não contenha partes metálicas, adesivos ou papel. Isso evita prejuízo à máquina que retira o ar presente em seu interior e o prepara para a reciclagem.
6. Qual a cor correta das lixeiras de reciclagem?
Azul: papel
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal