Administrar um condomínio é tarefa árdua, e para garantir a segurança de todos, além das boas práticas é necessário também cuidar das manutenções. Quando o assunto é segurança contra incêndios, não são poucos os “itens” aos quais os síndicos/administradoras devem estar atentos.
Dentre os principais equipamentos de segurança em condomínios, estão as Portas Corta Fogo, também chamadas de “Portas de Emergência”, item regulamentado e obrigatório.
Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é a NBR 11.742 que “fixa as condições exigíveis de construção, instalação e funcionamento de porta corta fogo do tipo de abrir com eixo vertical, para saída de emergência”.
Estas portas são indispensáveis para o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros! Este Auto é obtido após aprovação do projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PPCI e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros correspondente a localização do condomínio.
A simples colocação das Portas Corta Fogo não garante a segurança no caso de incêndio, por isso as manutenções preventivas são tão importantes. É preciso ter consciência que os equipamentos de segurança são investimentos, pois além de ajudar a salvar vidas, evitam diversos prejuízos patrimoniais.
Logo, as Portas Corta Fogo devem sempre ser de boa qualidade e altamente resistentes!
Com a manutenção em dia, estas portas são capazes de conter as chamas, o calor e a fumaça proveniente do fogo, evitando propagação rápida para outros andares. A segurança do seu condomínio deve ser prioridade, não corra riscos e faça sempre a manutenção das Portas Corta Fogo.
Ainda, é importante colocar placas de sinalização pelo condomínio para orientar condôminos, funcionários e visitantes