A prevenção ainda é a melhor saída para evitar incêndios, que podem provocar sérios prejuízos materiais e causar danos físicos às pessoas. A maioria dos incêndios acontece devido a instalações elétricas precárias, vazamentos de gás e incidentes domésticos como panelas esquecidas sobre o fogão, uso inadequado de velas e pontas de cigarros acessas. Em condomínios, o fogo pode se propagar rapidamente para outras unidades, principalmente se os sistemas de segurança estiverem em desacordo com as normas.
DICAS DE PREVENÇÃO
1. Procure instalar equipamentos e sistemas de prevenção contra incêndios de qualidade e com profissionais habilitados que proporcionem segurança aos condôminos.
2. Não espere por leis e obrigatoriedades para manter em condições de funcionamento os sistemas que promovem a segurança patrimonial e pessoal da edificação. Prevenir significa salvar vidas e economizar.
3. Verifique no site do Corpo de Bombeiros os equipamentos exigidos ao seu condomínio.
4. Invista no treinamento de seus funcionários. Capacite-os a atuar preventivamente e tenha sempre uma equipe treinada para ações de emergência.
5. Siga as normas de segurança previstas pela ABNT e INMETRO e realize a manutenção periódica dos equipamentos.
6. Aprenda a usar os extintores de incêndio e conheça os locais onde esses e outros equipamentos de proteção estão instalados. Conserve-os sempre em condições de uso.
7. Oriente os condôminos a desligarem a chave geral de luz quando a unidade ficar desabitada por muito tempo.
8. Deixe os números de emergência do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar em local visível e de fácil acesso aos funcionários.
9. Tenha uma agenda com os números telefônicos das residências de todos os moradores para situações de emergência.
Previne-se!