Conflitos entre moradores

Qua, 17 de abril de 2024

Não são poucas as responsabilidades de um síndico de condomínio. São demandas de todos os lados, e uma delas que gera bastante desgaste, são os conflitos entre moradores. Os atritos podem envolver o uso de áreas comuns, barulhos, animais de estimação ou vagas de garagem. Veja 5 formas de como o síndico pode lidar com essas questões:

1. Mostre-se sempre acessível: Deixe bem claro nas reuniões quais são os canais de comunicação para falar com você. Fixe horários para o atendimento em um lugar de fácil visibilidade para todos;

2. Seja imparcial: Como síndico, não se deve pender para nenhum dos lados em uma discussão — ou seja, é preciso ser imparcial a fim de fazer a mediação do melhor modo que puder;

3. Passe bem longe de fofocas: Alguns condôminos não se dão bem uns com os outros, discutem entre si ou não se gostam. Por isso, se houver envolvimento do gestor de condomínio em assuntos dessa classe, isso não será nada bem-visto;

4. Comunique-se abertamente: Todas as coisas importantes devem ser comunicadas aos condôminos, como reforma, manutenção, rodízio de colaboradores, horários para coleta de lixo etc. E uma comunicação eficiente produzirá confiança e tranquilidade aos moradores;

5. Deixe as regras bem claras: A convenção de condomínio é formulada por quem usa os imóveis e validada em assembleia, e as normas e regras internas também devem ser assim.

Galeria de Fotos:


Voltar aos assuntos