Na lista das visitas mais indesejadas no ambiente doméstico, as baratas costumam liderar o ranking. Transmissoras de doenças causadas por fungos e bactérias, não é novidade que essa praga urbana tende a se multiplicar nos ambientes, principalmente, com acúmulo de lixo. Mas o que poucos sabem é que a asma está entre as inúmeras doenças ocasionadas pela presença desses insetos indesejados em casa.
Isso ocorre porque os restos de baratas mortas e outras secreções do inseto são listados como alérgenos, ou seja, componentes que causam as reações respiratórias nas pessoas que sofrem com asmas e alergias. Outras doenças e sintomas também são ocasionados pela presença de baratas, como diarreia, febre, micoses, vômito, infecções urinária e alimentar.
Por isso, é preciso tomar cuidado e manter os ambientes limpos e arejados, bem como colocar os sacos de lixo para fora de casa o quanto antes. Os restos de comida atraem esses pequenos insetos que são resistentes e se reproduzem com facilidade em ambientes úmidos e escuros. É importante também armazenar os alimentos dentro de potes bem fechados, colocados em geladeiras ou armários. Além disso, manter o controle de pragas em dia no condomínio é fundamental para eliminar ou diminuir o problema.